24.05.2024
Empresários e entidades avaliam impactos e sinalizam necessidades para potencializar a área do turismo
Empresários de diversos segmentos, que integram o setor de turismo em Passo Fundo, estiveram reunidos para debater os impactos e definir solicitações para potencializar a área do turismo na região Norte do RS. O encontro, que ocorreu nesta sexta-feira (24/05), contou com a presença de representantes de 30 empresas, além do Presidente da ABAV/RS, João Augusto Godoy Chagas Machado, da Diretora de Planejamento e Competitividade da Setur/RS, Cláudia Mara Borges, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo e Presidente do COMTUR, Diorgenes Oliveira. A realização do encontro partiu da própria iniciativa privada, coordenada pelos empreendedores da Agência de Viagens Big Dream.
Ao longo da manhã, os empresários da Big Dream, Elisandra Fachi e Cláudio Franz, compartilharam os números regionais e estaduais do setor e os impactos gerados por meio dos temporais que assolaram o estado. De acordo com os dados da própria Secretaria Estadual de Turismo 62% dos eventos turísticos foram afetados, 53% dos atrativos turísticos públicos, 67% dos atrativos privados sofreram danos e 82% das empresas de turismo reduziram ou cessaram operações.
Conforme Cláudio Franz a ideia do encontro é reforçar a pauta já elencada pela própria Secretaria Estadual de Turismo, além de sinalizar as demandas específica da nossa região Norte e as possibilidades que temos de colaboração com as outras regiões. "Um exemplo prático: poderíamos ser um ponto para receber os turistas com destino a Rota dos Vinhedos, Cambará do Sul e São Chico por estarmos com as estradas liberadas nesses locais. Também sermos um ponto que, a partir do aumento de voos, poderíamos servir de escoamento das remarcações se tivéssemos mais lugares. Ter uma ligação especial nesses 90 dias entre os dois aeroportos de Chapecó e Passo Fundo'’, salienta.
Logo após, João Machado, presidente da ABAV/ RS, apresentou o cenário do turismo no estado, medidas e articulações realizadas pela ABAV e visão dos problemas para os próximos 90 dias. A Diretora de Planejamento e Competitividade da Setur/RS, Cláudia Mara Borges, também teve a oportunidade de explorar os dados e pontuar alternativas que podem ser adotadas neste momento.
Problemas identificados
- Problemas com informações e regras das companhias aéreas;
- Voos em Passo Fundo lotados para reacomodações;
- Falta de malha aérea;
- Sem flexibilização para voos internacionais (puros) por parte das companhias;
- Tarifas para novas compras com valores exorbitantes;
- Deslocamentos longos até SC dos passageiros;
- Cancelamentos contínuos;
- Dificuldades com hotelaria internacional;
- Baixa no turismo regional;
- Baixa de aproximadamente 40% no faturamento.
Encaminhamentos
A partir do encontro, foram identificadas as necessidades locais para potencializar as demandas do turismo de Passo Fundo e região e formalizado um ofício que será entregue para: prefeituras da região, representantes políticos estaduais e federais, associações entidades de classe, Infraero, Anac e companhias aéreas, além de imprensa especializada na área.
Aeroporto:
-Solicitações de ampliação de voos para o aeroporto de Passo Fundo, sendo a principal, a operação da Latam e da Gol para Guarulhos. Aumento de ao menos dois voos diários para esse destino;
-Buscar novas companhias aéreas como a VoePass etc, para operação em Passo Fundo;
-Priorizar a solicitação dos equipamentos já realizada em ofício número 411/2024.
Rodoviário:
-Solicitação com as empresas de transporte rodoviário para ampliar as linhas de ônibus para Porto Alegre, que atualmente tem apenas uma linha que está durando de 8 a 12 horas para chegar na capital;
-Estabelecer nova linha de ônibus, ou adicionar a parada com a Base Aérea de Canoas para que seja possível a movimentação de passageiros do norte para esse novo ponto nos próximos meses.
Ações regionais:
-Potencializar, em todos os municípios da nossa região, campanhas regionais de turismo, atraindo para o Norte Gaúcho e outras regiões não afetadas e que tenham logística disponível pelo aeroporto de Passo Fundo, a potencialização de todos os destinos turísticos. Fomentar a região norte para potencializar o turismo das regiões não afetadas além de se tornar o local de fluxo de entrada de turismo de lazer e de negócios para todo estado nos próximos meses;
-Tornar a região um local para realização de eventos corporativos de todo estado nos próximos meses, para evitar o cancelamento dos mesmos e poder movimentar a economia do Rio Grande do Sul aumentando a demanda de passageiros e viabilizando novas linhas ou ampliação das existentes.
CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS
Reserve sua viagem ou tire sua dúvida
Fale Conosco
Preencha os dados do formulário de pedido de contato, lhe responderemos o mais breve possível.