Voltar

17.08.2020

Viaje para os melhores roteiros de vinho do mundo

Uma ótima alternativa para quem gosta de viajar e contar com atividades no roteiro são as visitas em vinícolas. Existem inúmeras rotas do vinho por todo o mundo, inclusive aqui no Brasil.

Essas rotas normalmente contam com paisagens belíssimas, clima agradável, comidas deliciosas para a harmonização e vinhos para todos os tipos de paladares.

Hoje vamos te apresentar cinco regiões que são muito buscadas pelos enoturistas. Confira:

1 - Argentina

O país vizinho é cheio de regiões vitivinícolas. É um passeio mais tranquilo para quem não deseja ir muito longe e não gastar muito. O país vem passando por uma revolução na área vitivinícola, na qual tem sido feitos grandes investimentos, o que já colocou a Argentina como maior produtora de vinhos da América Latina e a quinta no mundo.

Sugerimos visita à Mendoza, o maior pólo vitivinícola da Argentina. São cerca de 1200 bodegas, que representam aproximadamente 80% do vinho produzido no país. A Patagônia também se destaca na produção. Com um clima acolhedor e belas paisagens, torna-se ponto obrigatório.

Salta, localizada no norte da Argentina, não é muito conhecida do turismo comum, mas precisa estar na lista dos amantes do vinho. A cidade conta com ventos fortes e temperaturas baixas, mas se destaca principalmente pela produção de uvas Torrontés.

2 - Chile
Santiago é hoje um dos principais pontos turísticos da América Latina. A região metropolitana é repleta de vinícolas reconhecidas, sendo que o enoturismo vem crescendo exponencialmente ano a ano.

Um dos pontos mais visitados é o Vale do Maipo, com suas vinícolas mais antigas e celebradas do país. Foi nesta região que os conquistadores espanhóis plantaram as primeiras vinhas durante a colonização.

É possível fazer tours pela região, conhecendo as vinícolas, degustando e realizando refeições com harmonizações especiais, já que a gastronomia chilena também é muito aclamada.

Pelo seu histórico, as vinícolas mais próximas de Santiago possuem uma arquitetura clássica, com seus casarões antigos e cheios de histórias.

3 - França

Não tem como falar de vinho sem falar da França. O país conta com vinícolas espalhadas de norte a sul, de leste a oeste. Tem vinho para todos os gostos, em sua maioria recheados de histórias.

A "Meca" do vinho, assim é conhecida a região de Bourdeaux. Com suas vinícolas históricas, muitas delas fazendo parte da classificação de 1855, a cidade é uma das mais visitadas pelos enoturistas. Devido ao grande movimento, é importante sempre fazer reservas prévias, para não ficar de fora.

A região de Champagne ficou conhecida pela bebida que leva seu nome. Ela é marcada pelos belos passeios nas caves escavadas em pedra calcária, que ficam sob as cidades e vilarejos.

Para quem gosta de vinhos rosés, Provence é parada obrigatória. Aqui nascem alguns dos vinhos mais delicados produzidos na França.

Como são muitos os lugares interessantes para visitar daremos apenas mais uma dica, mas dependendo do tempo que você ficará no país nossa equipe tem inúmeras sugestões. A região de Borgonha é muito conhecida pela quantidade de vinhedos e pelas tradições locais, com alguns dos vinhedos mais famosos do mundo.

4 - Itália

Não importa a região em que você esteja, com toda a certeza terá inúmeras vinícolas para visitar e degustar dos deliciosos vinhos.

Que tal degustar um belo vinho assistindo ao pôr do sol? Na Toscana é possível. Nesta região são produzidos vinhos de denominações como Chianti e Brunello, com alguns dos mais tradicionais produtores.

A Sicília tem em seu histórico as marcas de diversos povos que passaram por lá. Outro ponto que contribui na sua vitivinicultura é o vulcão Etna. A região produz o clássico vinho doce italiano, o Marsala.

A região da Lombardia conta com excelentes produtores de vinho e é conhecida pelos espumantes inspirados nos champagnes franceses.

O Vêneto possui uma ligação muito forte com muitas famílias brasileiras, pois grande parte da imigração italiana que veio ao Brasil partiu desta região. Por lá encontram-se alguns dos produtores mais tradicionais do país. Vale muito conhecer.

5 - Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha vai muito além das famosas Gramado e Canela. A região conta com o roteiro do vinho, inúmeras cidades marcadas pelas vinícolas, grandes e pequenas, com uma produção de vinhos muito especial.

É importante destacar que o Rio Grande do Sul é um dos maiores produtores de vinho do país. No Brasil, cerca de 90% das vinícolas são micro e pequenas empresas. No estado, aproximadamente 15 mil famílias estão diretamente envolvidas no setor.

Vale destacar que, por sua colonização italiana, o roteiro do vinho é acompanhado por comida farta em inúmeros restaurantes típicos.

A dica é visitar o Vale dos Vinhedos. Essa região é administrada pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos (Aprovale) e conta com as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Ao todo são 22 vinícolas e mais 40 empreendimentos voltados ao turismo.

Além destas cidades ainda indicamos visitar Vila Flores, Veranópolis e Farroupilha. As visitas em adegas acontece o ano todo, mas é legal de visitar as cidades na época da Vindima, onde ocorre a colheita da uva e as vinícolas preparam programações especiais para os turistas. Ela ocorre nos meses de janeiro, fevereiro e março.

O turismo na região é muito forte, então você encontra inúmeras atividades diferenciadas para encantar o visitante, como o spa do vinho, cinema ao ar livre perto das parreiras, piquenique sob os parreirais, e muitas outras.

Vamos agendar a viagem?

São inúmeros lugares incríveis para conhecer, não é mesmo? Por isso a equipe da Big Dream está preparada para montar os melhores roteiros para você, com tudo aquilo que deseja conhecer e visitar. Entre em contato através do e-mail atendimento@bigdream.com.br ou pelo WhastApp (54)99266-0008.

Reserve sua viagem ou tire sua dúvida

Fale Conosco

Preencha os dados do formulário de pedido de contato, lhe responderemos o mais breve possível.