Voltar

06.04.2023

Quer viajar para o Japão?Confira como solicitar o visto

O Japão é um dos países que ainda exige a apresentação de visto para o brasileiro ingressar nele. Existem diferentes tipos de visto que você pode solicitar que varia dependendo da finalidade da sua viagem. Confira o passo a passo:

Visto de curta permanência
Indicado para quem pretende fazer uma viagem curta ao país, podendo permanecer por, no máximo, 90 dias. Esse visto é concedido a turistas, a quem vai a negócios específicos, para participar de congressos etc.

Nesse caso, existem 2 tipos de visto. O de uma, de duas entradas e de múltiplas entradas, que limita a quantidade de entradas no país. E o de múltiplas entradas, que permite que a pessoa entre e saia várias vezes do país, dentro do período de validade, mas normalmente você não pode solicitar um visto de múltiplas entradas sem ter histórico de viagem ao Japão.

Visto de estudos
Indicado para quem pretende estudar no país, já que é exigido pelas escolas e universidades. O visto é emitido com duração de 6 meses a 2 anos, entretanto, dependendo do tipo de curso que se está fazendo, pode ser renovado.

Visto de trabalho
Esse visto permite que a pessoa vá para o país já com um emprego ou profissão definida. O tempo de permanência varia com a atividade que irá realizar no Japão.

Visto de trânsito
Para quem vai apenas fazer conexão no país até chegar ao seu destino final. Dependendo de qual seja o seu destino, pode ser necessário ter que apresentar o visto desse país antes de solicitar o seu visto de trânsito para o Japão.

Documentação necessária
Passo a passo e documentação necessária para tirar o visto para o Japão.

O primeiro passo é acessar o site da Embaixada do Japão e baixar o formulário inicial. Junto com o formulário, deve ser incluída uma foto 3x4 tirada há, no máximo, 6 meses, com fundo branco e sem data.

É preciso preencher o formulário e anexar a documentação solicitada, que inclui:

Passaporte válido e passaportes antigos caso já tenham sido concedidos outros vistos para o país;
Cópia da passagem de ida e volta para o Brasil;
Cópia autenticada do RG ou CNH;
Cópia da última declaração de imposto de renda, com recibo de entrega;
Para turistas, cronograma da viagem com as cidades que serão visitadas, as datas e o contato do hotel onde ficará hospedado. Caso você tenha comprado um pacote fechado em uma agência, pode juntar um panfleto do pacote.
Para quem vai a negócios, carta da empresa detalhando o motivo da viagem, com nomes, telefones e endereços das empresas que serão visitadas, bem como a informação do responsável financeiro pela viagem.
Para quem vai participar de congressos ou outro evento, carta convite do evento, individual ou coletiva, em japonês ou algum outro documento que explique do que se trata o evento.

O passo seguinte é se dirigir à Embaixada ou ao Consulado mais próximo. O Escritório Consular do Japão em Porto Alegre é destinado  para os moradores de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.


 

Reserve sua viagem ou tire sua dúvida

Fale Conosco

Preencha os dados do formulário de pedido de contato, lhe responderemos o mais breve possível.