Voltar

24.02.2023

Punta Cana: Guia para planejar a sua viagem

Seja para curtir férias, uma viagem especial ou celebrar uma Lua de Mel inesquecível, Punta Cana é uma excelente opção. Na República Dominicana, o local encanta por seus resorts de alto nível, mar turquesa, areia branca e diferentes alternativas para quem quer se divertir muito. O sol está presente o ano todo em Punta Cana e por isso é um destino que pode ser visitado o ano inteiro. A média de temperatura anual da cidade é de 26°C.
Quer conhecer mais sobre esse destino paradisíaco? Confira as recomendações da Big e aproveite o pacote disponível com saída no mês de julho:

O que fazer em Punta Cana
Punta Cana é um destino cheio de resorts, que, por oferecerem uma enorme gama de atividades, funcionam como uma espécie de "destino". Ao escolher seu resort, você não precisará sair dele para muita coisa. Por isso, o grande foco dos viajantes que lá desembarcam, é eleger um bom resort para se hospedar e nele passar alguns dias descansando, curtindo o mar e todas as atividades que o complexo hoteleiro é capaz de oferecer. O que fazer em Punta Cana de fato, dependerá um pouco do seu estilo de viagem, mas a maioria das pessoas quer mesmo relaxar, aproveitar o hotel e as funcionalidades da modalidade all inclusive — que é o foco dos resorts da cidade — e eventualmente fazer alguns passeios externos, fora dos hotéis.
Durante o dia, a maior parte dos hóspedes dos hotéis divide seu tempo entre a praia e a piscina do resort, com frequentes idas aos bares próximos para tomar drinks. Muita gente opta por curtir a praia durante a manhã e, pela tarde, aproveitar as piscinas.
Os hotéis também costumam oferecer atividades aquáticas, como empréstimo de pranchas de stand up paddle, caiaque e barco a vela. A cobrança ou não desses serviços varia de acordo com o complexo hoteleiro. Geralmente, não se cobra pelo aluguel, apenas se você quiser realizar aulas de instrução. Muitos resorts em Punta Cana também oferecem cursos de mergulho, esse sempre pago à parte, com aulas e treino para aprender a atividade. Quem gosta de praticar esportes pode contar com as quadras do complexo hoteleiro (tênis, vôlei, futebol, basquete… jogar golfe, minigolfe, ir à academia ou ao spa (com serviços geralmente pagos).

Atividades para fazer nos resorts 
As equipes de entretenimento, adulta e infantil, se intercalam nas atividades oferecidas ao longo do dia, que vão desde concurso de quem bebe mais cerveja a competições esportivas, aula de dança, bingo e alongamento na praia. A programação varia diariamente e acontece na praia ou também na piscina do hotel.
Durante a noite, além do jantar, os resorts também oferecem algumas atividades de entretenimento. Muitos resorts têm show de música e dança, cover de artistas, show de mágica, música ao vivo, festas, boliche, competições entre os hóspedes e as boates, que são legais para quem quer mais agito. A programação varia a cada noite e também muda muito entre cada um dos hotéis. Os cassinos e os bares são outras opções que as pessoas buscam para se entreter no fim do dia e que costumam funcionar praticamente o dia todo.

Passeios 
Em Punta Cana, você não precisa sair do hotel para quase nada, mas você pode complementar sua viagem com alguns passeios externos, fora dos complexos hoteleiros. O passeio mais tradicional na região é o que leva os turistas à Isla Saona, uma ilha voltada para o Mar do Caribe, onde dizem ter sido gravadas as cenas do filme Lagoa Azul. O passeio é realmente muito bonito, pode ser feito de lancha ou catamarã e faz paradas em lugares com o mar maravilhoso! Outra opção para quem gosta de aventura é o passeio de buggy, em que você pilota seu próprio buggy, e os passeios de barco pelo litoral!
Sem deixar o hotel por muito tempo, você pode fazer um passeio rápido de parasailing, que é uma espécie de parapente puxado por uma lancha, e é um dos mais econômicos para fazer em Punta Cana. De quebra, ainda vai apreciar paisagens inesquecíveis do visual da região.

Acompanhe todas as nossas sugestões de passeios em Punta Cana:

Noite 
Durante a noite, os hotéis continuam sendo boas opções para quem quer se entreter, mas a noite fora dos resorts pode ser ainda mais animada para quem gosta de festas. Punta Cana tem uma unidade da boate Coco Bongo, muito conhecida em Cancún e famosa pelas festas com bebida liberada e performances artísticas irreverentes. O Hard Rock Café também pode ser uma opção divertida, principalmente para quem gosta de rock, assim como o Congo.

Preciso de visto para Punta Cana? 
Para visitar Punta Cana e a República Dominicana a turismo, por até 30 dias, você precisa apenas de um passaporte válido por toda a duração da viagem e do comprovante internacional, constando a dose da vacina de febre amarela. Para informações mais específicas, consulte o site de turismo da República Dominicana, fonte oficial de informações sobre o país.

Dinheiro e moeda da República Dominicana
A moeda oficial da República Dominicana é o peso dominicano (DOP), mas o dólar americano é amplamente aceito e muitos dos preços tratados no país são em dólar. A melhor forma de pagar seus gastos na cidade será trocando reais por dólares americanos ainda no Brasil. Os cartões de crédito são amplamente aceitos e em alguns lugares também se utiliza o PayPal. Caixas eletrônicos costumam ser encontrados nos resorts, shoppings e centros comerciais.

Língua
A língua oficial da República Dominicana é o espanhol, mas o inglês também é amplamente falado pelas pessoas que lidam com turismo. Além disso, por receber muitos estrangeiros e dividir a ilha com o Haiti, muitos funcionários dos hotéis também falam francês, alemão e russo.

Mala de viagem
Use e abuse do espaço na mala destinado a roupas leves, porque faz bastante calor na região. Bonés, chapéus e chinelos também serão seus companheiros durante a viagem. Se você tende a sentir frio com um pouco de vento, levar um casaco leve pode ser útil para algumas noites.
Restaurantes mais elegantes dos resorts requerem roupas um pouco mais formais para os jantares. O uso de calça comprida para homens pode ser exigido, mas não precisa exagerar nesse tipo de roupa, leve apenas uma pequena quantidade para garantir. Em geral, no jantar, as pessoas se vestem de forma mais elegante e arrumadas e, durante o dia, mais despojadas.

Gorjeta 
Muito se fala sobre o hábito de dar gorjeta pelos serviços prestados em Punta Cana por causa da cultura norte-americana. Somos da opinião de que não é uma prática tão "necessária" para receber bom tratamento, mas é, sim, um ato de cortesia pelo atendimento, da mesma maneira como pagamos os 10% no final das contas no Brasil. Considerando que os salários do país são baixos, ao recebê-las, os funcionários dos hotéis costumam ficar agradecidos.

Café da manhã e almoço para se tornar sócio dos hotéis de Punta Cana
Alguns complexos hoteleiros costumam ter funcionários com a missão de abordar casais interessados em adquirir a afiliação para se tornar sócio do grupo hoteleiro. O objetivo é que você adquira uma assinatura para se tornar sócio, com a contrapartida de receber uma refeição gratuita ou bônus em dólares que podem ser utilizados nas dependências do hotel. Essa não é uma prática nova ou existente apenas em Punta Cana, mas que faz parte do mundo dos resorts, e como Punta Cana é cheia deles, é bem comum receber esse tipo de abordagem por lá. Você pode participar do evento, se quiser, e não se filiar, conhecendo melhor o hotel em questão e recebendo sua contrapartida sem qualquer necessidade de adquirir nenhum produto. A sugestão é apenas ponderar se é um programa que se encaixa em seus planos de viagem, se é um tempo que você prefere dedicar e se a contrapartida oferecida é realmente interessante a ponto de fazer essa interrupção em suas férias, já que os eventos costumam durar cerca de 3 horas.

Escolha do hotel 
Escolha um hotel que esteja dentro de suas expectativas. Muitas pessoas pensam que todos os resorts são muito parecidos, mas após recorrer a alguns complexos hoteleiros, a gente percebe que a diferença entre eles pode ser gritante. Avalie os pontos que você prioriza para que suas férias sejam um sucesso!

Pechinche
Ao comprar um produto no mercado informal de Punta Cana, não aceite o primeiro preço que informarem. Negocie até conseguir um valor legal. Em muitos lugares os vendedores acabam exagerando no preço e negociar é sempre uma maneira de levar para casa um presente com valores mais econômicos.
 

Reserve sua viagem ou tire sua dúvida

Fale Conosco

Preencha os dados do formulário de pedido de contato, lhe responderemos o mais breve possível.