Voltar

10.02.2020

O que fazer quando o câmbio muda durante uma viagem corporativa?

O planejamento de uma viagem pode ser muito bem feito, mas não adianta, imprevistos sempre podem acontecer. Quando se realiza uma viagem corporativa os problemas também ocorrem, por isso a empresa precisa estar preparada para dar segurança ao funcionário que está em trânsito.

Um dos problemas que podem surgir é a variação de câmbio. Para entender melhor como isso pode afetar sua empresa vamos iniciar explicando o que é a taxa de câmbio. Esta taxa nada mais é do que o custo que uma moeda estrangeira tem em relação à nacional. Ela tem um valor diferenciado quando você está comprando ou vendendo a moeda. Existem três tipos de taxas de câmbio:

  1. Taxa fixa: é a taxa mantida pelo governo, que compra e vende as moedas no mercado de câmbio com preço fixo.
  2. Taxa flutuante: é baseada na lei da oferta e da procura. Não possui interferência direta do governo, mas o Banco Central busca sempre evitar variações bruscas.
  3. Taxa atrelada: a autoridade monetária toma medidas para que a variação ocorra dentro de um limite.

A moeda padrão para calcular a taxa de câmbio é o dólar americano, e neste caso, o dólar turismo. Ela é influenciada por fatores como economia e política, por isso é importante estar sempre atento ao que ocorre no mundo, pois tudo está diretamente ligado.

A variação já deve estar prevista no momento do planejamento da viagem corporativa, impactando diretamente no orçamento considerado para determinada viagem. Normalmente as empresas estipulam um valor X que pode ser gasto por dia por cada funcionário. Ocorrendo variações nas taxas haverá mudança naquilo que será gasto.

Passagens aéreas internacionais também são afetadas, visto que as mesmas são cotadas em dólar, e podem ficar mais caras ou mais baratas de acordo com a variação, por isso é importante realizar a cotação prévia e cuidar a oscilação do dólar. Se o mesmo permanece subindo por vários dias seguidos a chance dos valores diminuir cai consideravelmente.

A própria negociação de produtos ou serviços sofre influência da variação cambial, por isso as datas de viagens focadas em compra de produtos deve ser feita em épocas que a taxa de câmbio está favorável ao real.

Para evitar problemas maiores durante uma viagem o ideal é realizar a pesquisa prévia e acompanhar o que está ocorrendo no mundo que pode afetar as taxas. Também é importante analisar onde é melhor fazer o câmbio, se no seu país de origem ou no país de destino.

Uma dica bônus: em alguns países o real não é valorizado. Nestes casos orientamos nossos clientes para que se faça a troca prévia por dólares, a fim de não sofrer tanto com a variação.

Sabemos que cuidar de tudo isso sozinho não é fácil, por isso é importante contar com a ajuda de uma agência de viagens comprometida em buscar o melhor para você e sua empresa. Se está planejando uma viagem internacional para sua equipe entre em contato conosco.

Reserve sua viagem ou tire sua dúvida

Fale Conosco

Preencha os dados do formulário de pedido de contato, lhe responderemos o mais breve possível.