27.05.2025
Movimento em prol do turismo reúne representantes de cinco municípios e apresenta case de sucesso gaúcho
Em mais uma ação para fortalecer o turismo regional, a Força Empreendedora no Turismo do Norte Gaúcho (FETUR) reuniu, nesta terça-feira(27), representantes de cinco municípios em Passo Fundo e promoveu uma apresentação com a prefeita de São João do Polêsine, Jaqueline Milanesi, que compartilhou o case de sucesso da Quarta Colônia, uma rota turística que hoje é vendida em escala nacional por grandes operadoras.
Durante o encontro, Jaqueline apresentou o trabalho integrado realizado por nove municípios da Quarta Colônia, que envolve empreendedores locais, eventos e rotas turísticas com foco na valorização cultural, na colaboração entre negócios e na atratividade da região para turistas de todo o Brasil. A iniciativa inclui experiências ligadas à história dos dinossauros, gastronomia típica, eventos culturais, natureza e hospitalidade.
“O case apresentado pela prefeita Jaqueline é uma prova concreta de que, com visão, parceria e integração, é possível tornar rotas turísticas não apenas atrativas, mas também vendáveis. Ver a participação de tantos municípios nesse movimento nos motiva a seguir contribuindo para que o norte gaúcho se torne um polo turístico estruturado e admirado”, destacou Elisandra Fachi, sócia da Big Dream Viagens e integrante da FETUR.
Além de empreendedores, o encontro contou com a presença de secretários municipais da região norte, que trocaram ideias sobre como impulsionar o turismo em suas cidades e integrar-se ao movimento. A proposta da FETUR é conectar iniciativas turísticas em um raio de 150 km, tendo o Aeroporto de Passo Fundo como ponto de referência para receber visitantes.
Criada em 2024, a FETUR surgiu como uma resposta à crise gerada pelas enchentes daquele ano e rapidamente se consolidou como um movimento de união, capacitação e desenvolvimento do ecossistema turístico regional. A iniciativa é aberta a todos os interessados da cadeia produtiva do turismo, como agências, hotéis, bares, restaurantes, transportadoras, centros de eventos, produtores locais e demais prestadores de serviço.
Plataforma digital até o final de 2025
Como parte de suas ações, o grupo deve lançar até o final de 2025 um site com informações sobre os principais pontos turísticos da região, roteiros, dicas e contatos dos integrantes, com o objetivo de facilitar o acesso de turistas e impulsionar os negócios locais.
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