Voltar

17.11.2021

Lençóis Maranhenses: oásis do Brasil

Compartilhe:

Um paraíso localizado no Nordeste do Brasil. Essa pode ser a definição dos Lençóis Maranhenses, considerado um dos principais destinos turísticos do Maranhão. Criado   em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – com área total de 156,5 mil hectares – é composto por dunas formadas pela força dos ventos, que criam uma paisagem única e alteram constantemente sua aparência. Nesse ‘oásis’ é possível caminhar sobre as areias brancas do maior campo de dunas do Brasil, se refrescar em lagoas de água cristalina e observar o pôr-do-sol são experiências únicas que você levará para o resto da vida.

Quando ir

O período com o maior registro de chuva ocorre de janeiro a junho e atinge o auge nos meses de fevereiro a maio. É nesse período que as lagoas enchem e a paisagem se transforma em um paraíso para os turistas. Para quem deseja viajar no auge da cheia, o ideal é ir aos Lençóis Maranhenses nos meses de abril e maio.

Como chegar

Os aeroportos com voos comerciais mais próximos são os de São Luiz/MA (SLZ) e Parnaíba/PI (PHB).  As principais cidades que dão acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, mas há acesso também por Humberto de Campos  e Primeira Cruz. É recomendado passar alguns dias em Barreirinhas e não realizar o bate e volta de São Luiz, como alguns turistas fazem. 

Barreirinhas – O acesso é pela rodovia MA-402, com asfalto em boas condições de tráfego. A cidade possui estrutura para hospedagem e alimentação e várias agências de turismo proporcionam passeios para o Parque Nacional e outros atrativos, como o passeio de lancha para a foz do Rio Preguiças e o boia-cross no rio Formiga.
Para aqueles que buscam mais aventura, outra rota de acesso é via Paulino Neves/MA. Esse trecho faz parte da Rota das Emoções, roteiro turístico que tem início no  Ceará, cruza o litoral Piauiense e termina no Maranhão. Nessa rota é possível visitar 3 unidades de conservação federais: Parque Nacional de Jericoacoara, Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
O acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses a partir de Barreirinhas começa com a travessia do rio Preguiças de balsa. Daí em diante apenas veículos com tração 4x4 equipados com snorkell seguem viagem.

Santo Amaro – Para chegar em Santo Amaro é necessário percorrer a rodovia MA-402. A cidade possui pousadas e restaurantes e fica a menos de 2 km do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que pode ser acessado a pé ou em veículos tracionados.

Informações

Ficou curioso em ter mais detalhes sobre esse destino incrível? A Big Dream está à disposição para te auxiliar. Entre em contato pelos nossos canais de atendimento: e-mail: relacionamento@bigdream.com.br ou WhatsApp (54) 99266-0008
 

Reserve sua viagem ou tire sua dúvida

Fale Conosco

Preencha os dados do formulário de pedido de contato, lhe responderemos o mais breve possível.