Voltar

29.09.2021

Ilhas Maldivas: Destino paradisíaco

Um lugar paradisíaco. Assim podemos resumir a sugestão de destino da Big Dream Viagens desta semana: Ilhas Maldivas. Não é à toa que o local ganhou o “Oscar do Turismo” — conhecido como World Travel Awards — como melhor destino de 2020. Mas afinal, onde ficam localizadas as ilhas Maldivas? Encontram-se no Oceano Índico, ao sul da Ásia e ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia. O território indiano de Laquedivas é o único a fazer fronteira direta com o arquipélago. Composto por 1.196 ilhas, a maior parte do arquipélago é coberta por água — mais precisamente 98%. Essas ilhas se encontram em um território com extensão de 90 mil km2, com 26 atóis, bancos de areia e recifes de corais. De um extremo a outro, são 820 km de distância.

Além de ter um cenário encantador, as ilhas Maldivas detêm um marco importante: o de país com a altitude mais baixa entre as nações do globo. São 2,3 metros acima do mar nas áreas mais altas (que respondem a 1% do território), enquanto a média fica em torno de 1,5 metros. Esse é também o menor e menos populoso país da Ásia. Das ilhas que compõem o arquipélago, somente 203 são habitadas. Ao longo de sua história, as Maldivas foram colônia de Portugal, Holanda e Grã-bretanha. Sua independência veio em 1965 e, 3 anos mais tarde, houve a declaração da república.

Língua

A população maldiva tem como língua materna o dhivehi, porém, o idioma não é muito difundido nas regiões mais badaladas. Muito disso se explica pelo turismo intenso nas Maldivas. Nos hotéis e resorts, por exemplo, é possível se comunicar em inglês com praticamente todos os funcionários.
Algo bem curioso quando se trata de idioma é que o italiano também está entre os mais compreendidos pela população. Isso acontece por conta do alto número de pessoas da Itália que deu início ao turismo no arquipélago e, ainda hoje, continua visitando as ilhas.

Fuso horário

As ilhas Maldivas ficam no GMT+5. Isso significa que estão a 8 horas a mais do horário de Brasília. Se em São Paulo são 7h da manhã, por exemplo, a tarde já chegou ao arquipélago, com relógios marcando 15h.

Moeda

A moeda oficial das ilhas Maldivas é a maldivian rufiyaa (MVR), ou rúpia maldívia para nós, brasileiros. Ela equivale a cerca de 30 a 40 centavos de real, em uma conversão aproximada. Apesar disso, o dólar americano, o euro e a libra esterlina são aceitos na maior parte das áreas.
Para fazer compras nas Maldivas, você também pode usar cartão de crédito ou de débito, desde que ele seja internacional. Em ilhas menores, é comum que somente a rúpia maldívia seja aceita. Então, é importante optar pela conversão para essas ocasiões.

População

Estima-se que a população das ilhas Maldivas seja de 350 mil, de maioria muçulmana. Os habitantes do arquipélago estão bastante acostumados com os turistas, por isso, têm a hospitalidade e a tranquilidade como características — afinal, o turismo representa 67% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Maldivas é de aproximadamente 0,7 — considerado médio. E não é só pelas belas paisagens que o arquipélago vive. Há escolas, hospitais, casas e transporte público, como em qualquer país.

Praias

As praias das Maldivas têm temperaturas de 27ºC e 29ºC, sobretudo nos períodos mais quentes do ano. Pela extensão do arquipélago, será difícil conhecer todas elas — o comum é aproveitar os dias nas áreas reservadas do hotel ou resort.

Importante

Lembre-se de que, por conta dos costumes muçulmanos, é preciso cuidar da vestimenta. Há indicações em placas sobre a proibição de biquinis em diversas praias públicas. Por mais calor que esteja na região, é importante cobrir os ombros aos joelhos e evitar decote. Para uso de trajes de banho, procure as praias liberadas.
Já nos resorts, existe uma flexibilidade maior. Nestes espaços, os turistas podem usar biquínis, roupas de banho e consumir bebidas alcoólicas. 

Voltagem

Uma das dúvidas comuns entre turistas é quanto às tomadas das Maldivas. Saiba que elas costumam ter três entradas planas, sendo necessário adaptador, e a voltagem é 220V.

Onde fica o aeroporto das ilhas Maldivas?

O Aeroporto Internacional de Malé é por onde chegam os voos de Dubai ou Istambul, para quem parte do Brasil. Ele se encontra na ilha Hulhule, próxima à capital do país, Malé, e recebe aeronaves de toda a Europa, Ásia e Oriente Médio.

Como se locomover entre as ilhas?

Como o arquipélago tem somente 2% de superfície terrestre, esse tipo de transporte é pouco comum. O deslocamento para as ilhas onde se encontram os resorts pode ser feito por meio de voo doméstico e lancha, hidroavião ou somente lancha. 


 
É preciso ter visto para entrar nas Maldivas?

Sim, mas ele é bem tranquilo de se conseguir e é gratuito. Ao chegar em Malé, basta solicitá-lo e o visto terá validade de 30 dias. O passaporte deve ser validado na imigração do aeroporto das Maldivas e não há restrições de moedas para entrar ou sair, segundo o Itamaraty. A exigência principal se deve à vacinação comprovada contra a febre amarela.
 
Partiu Maldivas?

Gostou da nossa sugestão de destino? Então, acesse aqui e tenha mais detalhes deste lugar encantador.

Reserve sua viagem ou tire sua dúvida

Fale Conosco

Preencha os dados do formulário de pedido de contato, lhe responderemos o mais breve possível.