Voltar

08.11.2021

Férias: destinos para todos os gostos

Compartilhe:

As pessoas gostam de viajar e na hora de escolher o destino, levam em consideração diversos motivos: descanso, lazer, cultura, estudo, negócios, entre outros. Seja qual for a razão, viajar é sempre um prazer. Que tal convidar a família ou os amigos com os mesmos interesses para se juntarem a você na próxima viagem de férias?

De acordo com uma classificação do Ministério do Turismo existem diversos tipos de turismo, são eles:  de Saúde, Estudos, Religioso, Gastronômico, Rural, Aventura, Esportes, Negócios e Eventos, Social, Cultural, de Sol e Praia.
Se você está em dúvida, no que irá fazer nas próximas férias de verão, a Big Dream vai te ajudar nesta missão. Confira:

Turismo Cultural

O objetivo principal, nesse tipo de turismo, é conhecer a história e a cultura do povo e do local visitado. A programação é mais livre e variada, pois o turista cultural procura contato com os nativos, quer saber como vivem, conhecer seus costumes, sua culinária, suas manifestações artísticas etc.

Ele se interessa por museus, catedrais, galerias de arte, sítios arqueológicos, monumentos históricos e não perde a oportunidade de experimentar os pratos típicos e as bebidas locais.

Muitas vezes, esse tipo de turista viaja para participar de festivais e cerimônias, buscando um melhor entendimento sobre as pessoas, suas crenças, práticas culturais e seu patrimônio histórico, material ou imaterial.

Turismo de Aventura

Entre as formas de turismo, a busca por aventuras atrai o turista em boa forma física e que gosta de desafios e de boas doses de adrenalina. Isso até pode incluir atividades radicais, como mergulho com tubarões em Fernando de Noronha, salto de paraquedas ou bungee jump na Austrália.

No entanto, turismo de aventura não precisa ser arriscado e nem envolver competição. Há inúmeras atividades que respeitam os limites físicos do turista e podem ser desfrutadas com segurança, por exemplo, as trilhas em florestas ou montanhas, escaladas, canoagem, mergulho, mountain bike, esqui etc.

Entre os principais destinos dos aventureiros no Brasil, podemos mencionar: Chapada Diamantina (BA); Amazônia (AM); Rio Iguaçu até bem perto das cataratas (PR) e etc.

Turismo Ecológico ou Ecoturismo

Você pertence ao perfil de turista que aprecia e respeita a natureza, que admira a fauna e a flora e se preocupa com a preservação do meio ambiente? Então o turismo ecológico atende bem ao que você deseja.

O ecoturismo é definido Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) como “o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”. Bela definição, não é?

Então, o turismo ecológico, ou ecoturismo, atrai as pessoas que querem estar em contato com a natureza para apreciar a paisagem e as espécies vegetais e animais, enquanto se dedica a atividades de lazer como arvorismo, trilhas, cavalgadas, banhos de cachoeira, tirolesa etc.

Esse turista gosta de hotéis-fazenda, parques naturais, rios, lagoas, dunas e outros ambientes naturais.
Exemplos de destinos no Brasil que vão agradar ao turista ecológico: Pantanal Matogrossense, Pirenópolis (GO), Parque Nacional do Caparaó (MG), Itacaré (BA), Lençóis Maranhenses (MA), Alter do Chão (PA), Jalapão (TO); Ilha Grande (RJ), Brotas (SP), Ilha do Mel (PR) e uma infinidade de outros.

Turismo Rural

Este é o tipo de turismo apreciado por quem gosta de acordar com o canto dos pássaros, do cheiro do café coado vindo da cozinha, do leite ao pé da vaca, do pão de queijo quentinho, da comida caseira feita no fogão de lenha e tantos outros aspectos da vida simples do interior.

Turismo rural é para quem quer desfrutar a tranquilidade do campo, ou mesmo experimentar uma volta às origens, depois de anos vivendo em centros urbanos.

Para quem quer desfrutar de destinos que contemplem o turismo rural sugerimos as regiões de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Serra Gaúcha e Catarinense, Minas Gerais e região do Gravatá, próximo de Recife, em Pernambuco. 

Turismo Gastronômico

Esse é um tipo de turismo que atrai os amantes da boa mesa. A gastronomia é o principal atrativo para o turista que busca destinos e eventos relacionados com a boa comida e bebida.

No calendário turístico brasileiro, vários eventos gastronômicos já são conhecidos, como o Festival de Gastronomia de Tiradentes (MG), a Oktoberfest em Blumenau (SC), a Festa da Uva em Caxias do Sul (RS) e outros.  Entre os destinos internacionais, as regiões produtoras de vinho fazem sucesso, como a Toscana (Itália), a região de Champagne (França) e o Vale do Rio Douro (Portugal).

Algumas cidades famosas pela gastronomia e que vão agradar esse tipo de turista são Buenos Aires (Argentina), São Paulo (Brasil), Paris (França), Roma (Itália), Tóquio (Japão), Barcelona (Espanha), Pequim (China), entre muitas outras.

Turismo Religioso

Aqui, a motivação maior é a busca por uma experiência espiritual, seja ligada a alguma religião específica ou não. O turista se desloca para destinos de significado religioso para: fazer peregrinações e romarias a lugares sagrados; participar de retiros espirituais; participar de festas e celebrações religiosas; assistir a shows e apresentações de caráter religioso; visitar igrejas, templos de budismo, santuários, mesquitas, terreiros de cultos africanos etc.

Alguns exemplos dessa categoria são as viagens para Israel e sítios bíblicos, os retiros em templos da Índia, a caminhada até Santiago de Compostela (Espanha), as visitas a Fátima (Portugal) e Lourdes (França), as romarias a Juazeiro do Norte (Ceará) ou à cidade de Aparecida (São Paulo), para mencionar apenas alguns.

Destinos místicos e esotéricos, como São Tomé das Letras (Minas Gerais) e Machu Picchu (Peru) também são muito procurados, mesmo que não se relacionem com religiões específicas.

Turismo de Saúde

Desde as antigas civilizações, as viagens em busca de cura pelos banhos termais são conhecidas. Os antigos gregos, romanos e árabes já acreditavam no poder curativo da hidroterapia e das massagens, e se deslocavam para passar temporadas nas termas, no que parece ter sido a origem do turismo de saúde.

Alguns desses destinos antigos nunca perderam seus atrativos e existem até hoje. É o caso de Vichy, na França, cidade famosa por suas fontes termais e muito procurada para tratamentos de saúde e beleza. A cidade alemã de Baden-baden, conhecida estação de águas há séculos, e Budapeste, capital da Hungria, também são exemplos de destinos apreciados para banhos termais, entre muitos outros espalhados pelo mundo.

O Brasil também oferece inúmeras opções para tratamentos, no segmento de turismo de saúde. Abaixo, algumas sugestões para sua próxima viagem em busca de saúde e beleza: Caxambu, Cambuquira, São Lourenço, Poços de Caldas e Araxá, em Minas Gerais; Águas de Lindóia e Águas de São Pedro, em São Paulo; Rio Quente, em Goiás; Barra do Garças, em Mato Grosso; Caldas da Imperatriz, em Santa Catarina; Foz do Iguaçu, no Paraná e muitos outros.

Ficou curioso em saber mais detalhes sobre os tipos de turismo e destinos?

Entre em contato com a nossa equipe, por meio destes canais:
E-mail: relacionamento@bigdream.com.br
WhatsApp (54) 99266-0008
 

Reserve sua viagem ou tire sua dúvida

Fale Conosco

Preencha os dados do formulário de pedido de contato, lhe responderemos o mais breve possível.