Voltar

07.06.2021

Documentação de embarque: O que é realmente necessário?

A documentação precisa ser priorizada dentro de um planejamento de uma viagem. Afinal, questões burocráticas, como falta de algum documento, podem causar problemas no embarque, cancelamentos e até mesmo trazer prejuízos.

Sendo assim, procure tirar suas dúvidas em relação a vistos, normas, vacinas, passaporte e outros assuntos sempre com bastante antecedência para evitar contratempos, sendo essa uma viagem a lazer ou negócios.

Para te ajudar a evitar transtornos, elencamos aqui os principais documentos que devem ser sempre checados.

Photo by CardMapr.nl on Unsplash


VIAGENS NACIONAIS
Adultos e adolescentes de 16 a 18 anos
a. Documento de identificação civil, com fé pública e validade em todo o território brasileiro (Exemplos: RG, CNH, CTPS); ou
b. Cópia autenticada do documento de identificação civil; ou
c. Boletim de Ocorrência, em casos de furto, roubo ou extravio do documento, na validade prevista pelo órgão de segurança.

Crianças e adolescentes até 15 anos
a. Certidão de Nascimento (original ou cópia autenticada) ou documento de identificação civil com foto (como RG ou passaporte), com fé pública e validade em todo o território brasileiro; e
b. Documento que comprove a filiação ou vínculo com o responsável;
*Acompanhadas dos avós ou parentes maiores de 18 anos, até terceiro grau (irmãos e tios), além do documento de identificação é necessário documento que comprove o parentesco.

A autorização de viagem será dispensada quando o menor de 16 anos apresentar passaporte válido com autorização expressa para viajar desacompanhado para o exterior.

VIAGENS INTERNACIONAIS
Adultos
a. Passaporte brasileiro válido, exceto para Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela, onde também é aceita a Carteira de Identidade Civil (RG) emitida pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados ou do Distrito Federal;
b. Em caso de furto, roubo ou extravio deve ser retirado outro Passaporte. Se estiver em território estrangeiro, procure a embaixada do Brasil ou outra representação diplomática brasileira.

Confira um pouco mais sobre estes destinos que não necessitam de passaporte no link: http://www.bigdream.com.br/Noticia/viaje-para-fora-do-pais-sem-precisar-de-passaporte

Crianças e adolescentes (0 a 17 anos)
a. Acompanhados dos pais ou responsáveis (tutor, curador, guardião): Passaporte brasileiro válido.
b. Acompanhados de apenas um dos pais: Passaporte brasileiro válido e autorização expressa do outro genitor por meio de documento com firma reconhecida;
c. Acompanhados de terceiros maiores e capazes, designados pelos genitores:  Passaporte brasileiro válido, autorização expressa de ambos os pais ou responsáveis por meio de documento com firma reconhecida.

Informações sempre atualizadas podem ser obtidas no site da ANAC.

Link para obter sempre informações atualizadas: https://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros/documentos-para-embarque

VERIFIQUE SEU VISTO  
A obrigatoriedade ou eventual necessidade do visto de turismo ou de negócios para cidadãos brasileiros deve ser um dos primeiros itens a serem verificados na organização de uma viagem

No Portal Consular do Itamaraty (http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/tabela-de-vistos-para-cidadaos-brasileiros), você tem acesso a uma lista com informações sobre a necessidade do visto para brasileiros que se deslocam para destinos internacionais. Ele também fornece orientações quanto à legislação de diversos países.

VACINAÇÃO
Alguns estados brasileiros e muitos países exigem que o visitante esteja devidamente vacinado para ficar imunizado contra doenças endêmicas. Para ir até esses locais, é preciso apresentar um certificado de vacinação para o embarque, o Certificado internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

Para agilizar a obtenção do certificado, você deve fazer um pré-cadastro no site da Anvisa (http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/quais-paises-exigem-vacina-de-febre-amarela-/219201?inheritRedirect=false). A emissão do CIVP é gratuita.

Procure tomar a vacina exigida com antecedência. A vacina da febre amarela, por exemplo, deve ser tomada com uma antecedência de pelo menos dez dias da viagem.

Com a vacinação do Coronavírus ocorrendo em todos os países, alguns exigem que o turista já vá vacinado, ou em outros é possível tomar a vacina no próprio país. Importante estar sempre atento ao destino e as exigências locais.

FIQUE ATENTO
Além de tudo o que citamos acima, nas viagens internacionais as solicitações mudam muito de acordo com as regras e leis de cada país. Alguns países exigem a comprovação de renda, para saber se você terá dinheiro suficiente para o período em que ficará longe de casa. Se você tem planos de se aventurar e alugar um carro para conhecer melhor seu destino é importante também possuir a Carteira Internacional de Habilitação. Em alguns casos o documento brasileiro é válido, mas em outros nem adianta argumentar.

Agora que você já sabe quais são os principais documentos fica uma última dica: deixe esses documentos sempre na bagagem de mão. Pode ocorrer de sua mala ser extraviada no aeroporto e você não pode ficar sem essa papelada toda.

Antes de fazer sua viagem converse conosco. Vamos te ajudar a organizar todos os documentos necessários para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.

Reserve sua viagem ou tire sua dúvida

Fale Conosco

Preencha os dados do formulário de pedido de contato, lhe responderemos o mais breve possível.