Voltar

08.03.2023

Dia Internacional da Mulher: Elas são as protagonistas

O turismo é uma atividade econômica em crescimento no Brasil e com relevante presença das mulheres. Discutir a igualdade de gênero dentro do turismo é cada vez mais necessário. Em todo mundo, estima-se que elas são responsáveis por mais de 55% da força de trabalho no setor. A participação feminina é destaque em agências de viagem, operadoras de turismo e no ramo hoteleiro.

O Dia Internacional da Mulher, em 08 de março, foi comemorado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) no ano de 1975. Porém, há registros de que desde 1911, países do Reino Unido, bem como Inglaterra e Canadá, utilizam o mês de março para celebrar e refletir sobre o papel das mulheres na sociedade. Mas foi só em 1977 que o dia 08 de março foi oficialmente reconhecido pela ONU como uma data que simboliza a luta para combater a desigualdade e a discriminação de gênero. E de lá para cá, cada vez mais, as mulheres são protagonistas no desenvolvimento sustentável da sociedade.

De acordo com a ONU, este desenvolvimento sustentável engloba três pilares: Ambiental, Social e de Governança (ESG). A sigla vem do inglês Environmental, Social and Governance (ESG) que, em linhas gerais, é o conjunto de padrões e boas práticas, que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. A relação entre equidade de gênero e ESG se dá pelo fato de que o protagonismo das mulheres é uma questão social que pode ter impacto positivo nas empresas. Confira alguns destaques:

Ambiental: As empresas lideradas por mulheres podem ser mais conscientes em relação ao impacto de suas atividades no meio ambiente e estar mais dispostas a investir em soluções sustentáveis.

Social: O empoderamento feminino pode levar a um ambiente de trabalho mais diversos e inclusivo, com benefícios como redução de rotatividade de funcionários e maior satisfação dos colaboradores.

Governança: A diversidade de gênero na liderança da empresa pode levar a uma tomada de decisão mais equilibrada e justa, com menos chances de conflitos de interesse.

Além disso, estudos mostram que empresas com maior diversidade de gênero em seus cargos de liderança tendem a ter melhor performance financeira e de reputação. Isso ocorre porque a diversidade de gênero traz diferentes perspectivas e habilidades para a empresa, o que pode levar a soluções mais criativas e eficientes. Essa realidade é vivenciada pela Big Dream desde a sua fundação. A agência é constituída, em sua essência, por mulheres.  Confira o depoimento de algumas das mulheres que movem a Big no dia a dia:
Liliane, Gestora de Turismo de Lazer destaca: "Um grande desafio das mulheres no mercado de trabalho ainda é conciliar profissão, casa e família, pois a cada dia a mulher conquista mais espaço e cargos de maior responsabilidade, mas ainda com a sobrecarga das responsabilidades de atenção e cuidado familiar. Mas é satisfatório ver mulheres conquistando cada dia mais cargos de confiança. A Rogéria Pinheiro, tenho como grande referência que me inspira enquanto mulher no ramo do turismo”. 
Já Daniele, Consultora de Viagem, diz que: “O maior desafio da mulher hoje ainda é ter a mesma posição que o homem. Ter igualdade de ser e estar no mesmo lugar". Luísa, que também é Consultora de Viagem, fala sobre as conquistas "Com o passar dos anos a presença feminina se tornou cada vez mais forte na sociedade e, graças a elas, obtivemos várias conquistas. Acho que uma das mais importantes foi o fato de uma mulher estar à frente de um país pela primeira vez, fazendo com que sua determinação e persistência se destacasse em relação à sociedade", lembra ainda que “todas as mulheres têm uma luz interior, mas cabe a cada uma faze-la brilhar mais forte". A responsável pelo setor de RH da agência, a psicóloga Caroline Debastiani, fala sobre a desigualdade de cargos e salários “A jornada exaustiva de trabalhar, cuidar da família e ter tempo para se cuidar e em muitos casos, o assédio no ambiente de trabalho (físico e psicológico), ainda são um grande problema. Mas é uma felicidade enorme ver cada vez mais mulheres ocupando cargos de gestão e espaços importantes nas empresas”, ao falar sobre mulheres que inspiram em sua jornada, Carol destaca “As mulheres que convivi e que de alguma forma fizeram eu me tornar quem sou hoje, principalmente minha mãe e mulheres fortes com quem já trabalhei. São exemplos de determinação, garra, coragem e resiliência".

A mensagem que fica é: Continuem se apoiando e cada vez mais buscando seu espaço em todos os ambientes que estão inseridas. 

Independência 
O Dia Internacional da Mulher simboliza muitas vitórias ao longo da história – e também mostra que as lutas diárias continuam para que outras tantas conquistas venham. E uma dessas conquistas foi o direito das mulheres viajarem sozinhas. E elas estão viajando muito!
De acordo com a última pesquisa feita pelo Booking.com sobre o tema, no fim de 2020, 39% dos viajantes brasileiros afirmaram que planejavam fazer uma viagem solo no futuro. A pesquisa ouviu 20.934 viajantes de 28 países. Deste número, nove em cada dez (90%) mulheres brasileiras disseram que passariam a valorizar mais suas viagens. Então, se você ainda não faz parte deste grupo, que já viaja sozinha, nós preparamos dicas para te incentivar a viver essa experiência:

1 – Comece com calma. Faça pequenos programas sozinha, como ir ao cinema ou teatro, antes de passar grandes períodos fora. A viagem também pode começar em algum lugar mais próximo da sua casa antes de alçar voos mais longos;

2 – Se ainda se sente muito desconfortável de ir completamente sozinha, procure agências e feche com grupos maiores uma viagem. Há agências especializadas só em levar grupos de mulheres, além de grupos em redes sociais para trocar essas experiências;

3 – A primeira viagem sempre é uma quebra de paradigma. Então, escolha um destino em que você não vá achar muitas dificuldades para que sua primeira experiência seja a mais agradável possível;

4 – Pesquise muito sobre o destino em que vai desembarcar. Quanto mais segura estiver, mais aproveitará sua viagem;

5 – É normal sentir medo, mas vá com medo mesmo, normalmente em uma viagem solo descobrimos que muitos de nossos medos não passavam de fantasias;

6 – Se um dia você pensou que as pessoas vão te ver como coitadinha por estar jantando ou bebendo sozinha, tenha certeza de uma coisa: muitas vezes elas nem estão nos vendo;

7 – Vá de coração aberto para novas experiências, para conhecer gente nova, viver e ouvir boas histórias. Conte com o povo local, em todos lugares há pessoas dispostas a tornarem sua viagem inesquecível;

Reserve sua viagem ou tire sua dúvida

Fale Conosco

Preencha os dados do formulário de pedido de contato, lhe responderemos o mais breve possível.