Voltar

27.01.2020

A Páscoa e suas comemorações ao redor do mundo

Páscoa para você é sinônimo de muito chocolate? Saiba que esta é uma comemoração cristã que, desde 33 d.C. celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela tem origem na chamada “Páscoa Judaica”, que é a celebração da fuga dos hebreus escravizados do Egito, e tem muitas formas diferentes de ser celebrada  ao redor do mundo. Conheça mais sobre as diferentes culturas logo abaixo.

ALEMANHA
A Páscoa é uma grande festa no país, pois combina com a chegada da primavera. Para celebrar, os moradores enfeitam árvores com ovos de cores vibrantes decorados com papel crepom. Semelhante ao Brasil, os alemães escondem ovos na manhã do domingo para que as crianças possam procurá-los, a diferença é que lá são ovos de galinha e depois servem como ingrediente principal do café da manhã.

AUSTRÁLIA
O país não tem o coelhinho como símbola da Páscoa. Por lá, o animal que representa a data é o Bilby, um marsupial conhecido pelo excelente olfato e audição. A mudança nos animais aconteceu porque o coelho é considerado uma praga no país, devido ao grande número existente. O novo mascote, em comparação, corre risco de extinção.

BERMUDAS
A festa aqui é marcada pelos habitantes empinando pipas coloridas. Conforme a tradição, esse gesto representa a ascensão de Cristo ao céu.

BULGÁRIA
A tradição remete a uma divertida brincadeira, onde você deve quebrar a casca do ovo cozido e pintado em outro ovo, mas cuidando para não danificar o seu. O que ficar por último sem quebrar o ovo terá um ano bem-sucedido.

ESCÓCIA
Ovos de galinha cozidos e coloridos fazem a festa das crianças da Escócia. A tradição é rolar os ovos ladeira abaixo e o vencedor é quem chegar mais longe sem quebrar o ovo.

ESPANHA
Aqui a celebração é essencialmente religiosa, sendo feriado durante toda a Semana Santa. No país é comum ocorrem encenações da morte de Jesus. Também ocorrem inúmeras procissões, com os fiéis usando capuzes e tochas.

FINLÂNDIA
A comemoração de Páscoa na Finlândia é muito próxima do que vemos no Halloween. As crianças usam fantasias e saem pelas ruas pedindo gostosuras aos seus vizinhos. Em troca, nada de travessuras, elas deixam um cartão decorado para quem fez a doação.

FRANÇA
Nada de chocolate. Na França, mais especificamente nas cidades de Bessières e Mazeres, uma tradição iniciada em 1973 garante a produção de uma omelete gigante, sendo utilizados próximo de 15 mil ovos.

GRÉCIA
Por aqui a tradição não conta com ovos de chocolate e sim ovos de galinha pintados de vermelho. Isso porque, segundo a tradição, o ovo simboliza a vida e o vermelho representa o sangue de Jesus. Esses ovos são distribuídos aos convidados, que vão encostando um ovo no outro até rachá-lo. Conforme a lenda, o último a ter o ovo rachado terá sorte durante o próximo ano. A cultura grega conta ainda com a produção de um pão caseiro em formato de trança na quinta-feira Santa e reflexão e vigília nas igrejas, seguidas de procissão e coleta de flores.

GUATEMALA
A festa da Páscoa é muito cheia de cores, com uso de trajes tradicionais, máscaras e tapetes de flores coloridas, nos quais as pessoas passam para chegar até a igreja. No domingo, as famílias se reúnem para almoçar e celebrar a data com uma mesa farta e muitos fogos de artifício.

ÍNDIA
A Páscoa e a chegada da primavera são celebradas juntas no festival Holi, no qual os hindus comemoram o surgimento do deus Krishna com muita música, dança e comidas típicas. A Festa das Cores, como é conhecida conta com muito pó colorido, que é usado para marcar a testa dos convidados.

INGLATERRA E ESTADOS UNIDOS
Semelhante a tradição escocesa, a ideia aqui é rolar os ovos morro abaixo. Nos Estados Unidos as crianças também saem a procura dos ovos de chocolate que são escondidos no quintal. Na Inglaterra é possível participar de caça aos ovos nos palácios da capital, além de shows de marionete e outros espetáculos.

POLÔNIA
Segundo a tradição polonesa, o dono da casa não pode ajudar a preparar o “Pão de Páscoa” sob pena da massa desandar.

SUÉCIA
As casas são enfeitadas com galhos secos e plumas coloridas. Também é muito semelhante ao Halloween, onde as crianças saem na vizinhança pedindo doces e distribuindo cartões coloridos e com mensagens.

Reserve sua viagem ou tire sua dúvida

Fale Conosco

Preencha os dados do formulário de pedido de contato, lhe responderemos o mais breve possível.