Voltar

24.02.2020

5 dicas para que sua viagem não vire motivo de dor de cabeça

Viajar é tudo de bom, mas existem algumas situações que podem acabar gerando certo desconforto antes do embarque. Algumas delas são responsabilidade do passageiro e podem ser evitadas, enquanto outras são problemas das companhias, mas com conhecimento prévio você pode ficar muito mais tranquilo, sabendo que tudo vai se resolver.

Em viagens corporativas, por exemplo, a existência de uma política de viagens consolidada, onde cada um sabe seus direitos e deveres é mais fácil que o funcionário saiba o que é sua responsabilidade antes do embarque.

Porém, casos como cancelamentos de última hora, remarcação de voos, perda de voos por atraso, problemas no checkin são muito mais comuns do que se pensa e podem trazer consigo uma dor de cabeça para quem está esperando para embarcar.

Abaixo listamos os principais problemas que podem ocorrer antes do embarque e algumas dicas para evitar que isso se torne um problema maior.

  1. Falta de passagem aérea: exceto em casos em que a viagem realmente foi marcada em cima do prazo, evite deixar para comprar a passagem muito próximo à data de embarque, isso porque você pode acabar ficando sem espaço no voo, atrasando todo o seu cronograma.
  2. Perda de voo por atraso: chegue sempre antes do horário previsto para embarque, pois qualquer probleminha no seu caminho pode ser motivo de perda do voo, como trânsito muito movimentado, problemas no transporte até o aeroporto, dentre muitos outros que podem ocorrer.
  3. Cancelamento do voo por fatores externos: chuva, neblina, neve, são todos fatores externos que podem acabar interferindo no seu voo. São questões incontroláveis, mas que interferem significativamente na sua viagem. Imagine que você precisa chegar no destino até a manhã do dia seguinte e devido às condições climáticas o voo foi transferido para o outro dia? Possivelmente você não chegará a tempo de seu compromisso, o que pode gerar problemas para você ou sua empresa. Para evitar que isso se torne um problema, o ideal é sempre programar a viagem com uma folga a mais no tempo.
  4. Problemas com a documentação dos passageiros: alguns documentos precisam de um tempo maior para serem confeccionados, portanto, o passageiro precisa saber que documentos são necessários no seu destino e solicitar a documentação dentro de um período de tempo válido. Outro problema comum é cometer algum erro na hora da compra da passagem, informando um número errado de documento, por exemplo. Motivos de sobra para gastar um tempo a mais no balcão da companhia. Então preste muita atenção no momento da compra.
  5. Sumiço ou extravio de bagagens: não é difícil conhecer alguém que teve a mala extraviada no aeroporto. Na maioria das vezes as companhias conseguem localizá-las e devolver ao dono, mas esse processo pode ser bem demorado, levando dias até ser finalizado. Para isso é importante que você mantenha tudo que for mais importante na sua bagagem de mão, como documentos e dinheiro.

Agora que você já viu essas 5 dicas se programe bem para evitar problemas no dia do embarque e, caso alguma coisa saia do planejado a dica é manter a calma e procurar a companhia aérea para buscar a melhor solução. Todo passageiro tem seus direitos e deveres, e estes devem ser cumpridos por ambas as partes.

Caso tenha alguma dúvida antes do embarque nossa equipe está pronta para conversar e te ajudar a esclarecê-las.

Reserve sua viagem ou tire sua dúvida

Fale Conosco

Preencha os dados do formulário de pedido de contato, lhe responderemos o mais breve possível.